01 outubro 2024

Ana Barroso: "Música"


© Pilar Torres.
Euterpe, a musa da música, na mitologia grega, representada em escultura de mármore pelo austríaco Josef Klieber, 1824, actualmente em exposição no Museu Albertina, Viena, Áustria.


A música é, para os verdadeiros compositores/intérpretes, a amante e a deusa que amam e veneram incondicionalmente, apesar de nem sempre receberem, em troca desse amor e dessa adoração, a compensação material considerada justa e digna (a gratificação espiritual, essa está garantida). É dessa relação dos autores/executantes de mérito com a arte dos sons – irresistível mas não raras vezes espinhosa e dolorosa para os sujeitos que a mantêm – que nascem as obras/interpretações com o poder de transformar (e até transfigurar) aqueles que as fruírem, tornando-os menos animalescos e mais divinos.
O que acabámos de enunciar foi-nos suscitado pela bela canção de Ana Barroso simplesmente intitulada "Música", com letra da cantora e música de José Peixoto, à qual fazemos a justiça de dar destaque neste Dia Mundial da Música, à beira de se completar um decénio sobre a edição do álbum respectivo, "Diário", que aconteceu a 6 de Outubro de 2014. Estamos em crer que será mais uma boa descoberta para a maioria dos visitantes do blogue "A Nossa Rádio", porque a cantautora Ana Barroso tem sido bastante maltratada pelas rádios nacionais. No caso da estatal, o CD "Diário", embora tenha sido Disco Antena 1 e de, na ocasião, terem sido transmitidas algumas canções, rapidamente foi atirado para o baú dos intocáveis por quem administra a 'playlist', a mesma onde é dado lugar – de primazia – a uma quantidade descomunal de produtos sonoros medíocres e rascas (chamar-lhes música seria ofender a musa) que poluem o canal e constituem um torpe insulto aos tímpanos mais asseados e menos tolerantes ao lixo. Acaso quem manda na programação musical da Antena 1 tem real noção do mal que está a fazer a tantos e tantos bons artistas portugueses, especialmente àqueles que mais beneficiariam com a divulgação radiofónica do seu trabalho? E os pagantes da contribuição do audiovisual que apreciam a música portuguesa de qualidade e têm todo o direito de ouvi-la na rádio que financiam, por quanto tempo mais estarão dispostos a suportar tamanho desvario?



Música



Letra: Ana Barroso
Música: José Peixoto
Intérprete: Ana Barroso* (in CD "Diário", Ana Barroso, 2014)




[instrumental]

Eu só quero a música,
Essa amante incerta, ingrata,
Que me vence e persegue,
Mais parece que me mata.

E eu deixo-me encantar
Na cantiga do bandido,
Nas promessas que ela faz
Quando faz amor comigo.

Logo me deixo tomar
Com fogo e mansidão;
Ela pede o que não dá:
Cobra em dor e sem razão.

És mais forte do que a força
Que me esventra sem quebrar;
Dás o sopro, tiras fôlego,
Não há como te deixar.

[instrumental]

Eu deixo-me encantar
Na cantiga do bandido,
Nas promessas que ela faz
Quando faz amor comigo.

Logo me deixo tomar
Com fogo e mansidão;
Ela pede o que não dá:
Cobra em dor e sem razão.

És mais forte do que a força
Que me esventra sem quebrar;
Dás o sopro, tiras fôlego,
Não há como te deixar.

Quanto mais tomas e prendes,
Mais eu tenho p'ra te dar:
Abro as portas, desarmada,
Para ti, de par em par.

Quanto mais tomas e prendes,
Mais eu tenho p'ra te dar:
Abro as portas, desarmada,
Para ti, de par em par;

Para te fazer a deusa,
A reza, o meu altar.
Para te fazer a deusa,
A reza, o meu altar.
Para te fazer a deusa,
A reza, o meu altar.


* Ana Barroso – voz
José Peixoto – guitarra acústica
Carlos Barretto – contrabaixo
Vicky Marques – percussão

Arranjos e direcção musical – José Peixoto
Gravado nos Estúdios Primetime, Miraflores - Oeiras, por Luís Delgado
Misturado e masterizado por Luís Delgado
URL: https://www.facebook.com/anabarroso.pt
https://antena1.rtp.pt/musica/discos/disco-a1-ana-barroso-diario/
https://www.youtube.com/channel/UC_IIDVXStRRGbPWKm8YSZKQ
https://music.youtube.com/channel/UCsbDkE9WKlxShXG3cY-GjxQ



Capa do CD "Diário", de Ana Barroso (2014)
Fotografia – Rodrigo Cabral.

_______________________________________

Outros artigos comemorativos do Dia Mundial da Música:
Fernando Tordo: "Bendita Música"
Pedro Barroso: "Música de Mar"
Sérgio Godinho: "Mão na Música"
José Barros e Navegante: "Músicos, Cravos e Rosas"
Luiza Todi por Carmen Dolores segundo Margarida Lisboa
Franz Schubert: "An die Musik" (Franz von Schober)
Vai de Roda: "Minha Roda 'stá Parada; Quadrilha Mandada"

Sem comentários: