20 março 2019

Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba": "No Tempo da Primavera"


© António Carvalho (blogue "Lugares, Gentes e Curiosidades")


Damos as boas-vindas à Primavera de 2019 pondo em destaque um espécime do cancioneiro alentejano alusivo à estação do renascimento e das flores: a moda "No Tempo da Primavera" na magnífica e floreada interpretação do Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba", um dos grupos históricos do cante (foi fundado em 1933).
A talhe de foice, impõe-se formular a seguinte pergunta: em que situação está o cante na Antena 1? Não é difícil verificar que sofre de continuada marginalização, como se de música maldita de tratasse. Vejamos: na 'playlist' está completamente ausente e os únicos espaços onde de vez em quando aparece – rubrica "Cantos da Casa" [>> RTP-Play] e programas "Cantos da Casa" [>> RTP-Play], "O Povo Que Volta a Cantar" [>> RTP-Play] e "Alma Lusa (Fim-de-Semana)" [>> RTP-Play] – são somente emitidos a horas de sono da generalidade do auditório.
Urge, portanto, que tão injusto e inaceitável estado de coisas seja alterado, de modo a que a esmagadora maioria dos ouvintes não continue alheada de uma das mais identitárias expressões musicais do país, ademais gozando ela, desde há quase cinco anos, da prerrogativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Escusado será dizer que a transmissão daqueles programas em horários compatíveis com a disponibilidade/possibilidade de escuta do grosso do auditório, não obsta a que se crie uma rubrica diária (ou de segunda a sexta-feira) exclusivamente reservada ao cante, à qual se poderia, muito apropriadamente, dar o nome de "O Canto do Cante".
Fica apresentada a ideia. Se não tiver acolhimento, será mais um sinal evidente de que existe uma arreigada má-vontade da parte da direcção de programas para com o cante e toda a música portuguesa de raiz tradicional. Perante isso, cabe às entidades superiores tirarem as devidas ilações e agirem em conformidade com o cabal cumprimento das obrigações do serviço público de radiodifusão legalmente estabelecidas.



No Tempo da Primavera



Letra e música: Popular (Baixo Alentejo)
Intérprete: Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba"* (in CD "Musical Traditions of Portugal", col. Traditional Music of the World, vol. 9, Smithsonian Folkways/International Institute for Traditional Music, 1994)




No tempo da Primavera
Há lindas flores no prado.
Canta, ó lindo passarinho,
Ao nascer do Sol doirado!

Ao nascer do Sol doirado,
Ó meu amor, quem me dera,
Pisando os mimosos prados
No tempo da Primavera.


* Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba"
Pontos – Ermelindo Galinha e Inácio Domingos Rendeiro Baptista
Altos – Francisco Cabaça e Manuel Martins
Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba"
URL: https://www.facebook.com/ceifeiros.cuba/
http://www.joraga.net/gruposcorais/pags00/038CubaCeifeiros.htm



Capa do CD "Musical Traditions of Portugal" (col. Traditional Music of the World, vol. 9, Smithsonian Folkways/International Institute for Traditional Music, 1994)

_______________________________________

Outros artigos com canções alusivas à Primavera:
Cantos d'Aurora: "Primavera"
Roda Pé: "Primavera Alentejana"

_______________________________________

Outros artigos com modas por grupos corais alentejanos:
O canto alentejano é património da Humanidade
Grupo Coral "Os Ganhões de Castro Verde": "Grândola, Vila Morena"

Sem comentários: