09 maio 2006

"Agora… Acontece!"



Depois desse acto bárbaro que foi a extinção do programa "Acontece!" e do afastamento de Carlos Pinto Coelho da RTP, passámos a contar com ele na TSF, no programa "Directo ao Assunto", espaço de debate nas manhãs de domingo. Mas a sua actividade radiofónica não começou aí. A par do programa televisivo, Carlos Pinto Coelho já vinha realizando o programa "Agora… Acontece!" que passa em várias dezenas de rádios locais e regionais. O programa é patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – o que é de louvar – mas ao contrário do que seria de supor, os temas abordados não se confinam à ciência pois são contempladas todas as áreas da actividade cultural e artística. Nesta medida, o "Agora… Acontece!" é um notável exemplo de serviço público e por essa razão assume ainda maior relevância atendendo ao estado calamitoso a que chegou a maioria das rádios locais (vide texto no blogue A Rádio em Portugal). Mas, estranhamente, e apesar dos direitos de transmissão serem cedidos gratuitamente a todas as emissoras que o desejem, constata-se que a maioria delas não o transmite. Porque é que isto acontece? Falta de divulgação do programa junto das rádios ou falta de sensibilidade dos directores das mesmas? A primeira hipótese é de imediato descartada porque, segundo sei, todas foram contactadas pela produção do programa. Então resta a segunda hipótese, o que configura uma a situação muito grave porque as rádios locais têm uma obrigação de serviço público de que não podem abdicar e que assumiram quando se candidataram à concessão de alvará de radiodifusão. Uma rádio local não existe para ocupar praticamente todo o tempo de emissão com conteúdos musicais decalcados das rádios nacionais as quais, como é sabido, estão ao serviço dos interesses comerciais das 'majors' multinacionais. E quando um determinado programa é cedido a custo zero torna-se completamente absurdo que seja rejeitado, ainda para mais quando ele constituiria o único espaço cultural de muitas dessas estações. Como tal, terá forçosamente de se concluir que a direcção de boa parte das rádios locais não é ocupada pelas pessoas mais competentes e preparadas para o exercício da função. Em face disto, tem de se pedir responsabilidades ao Governo por estar a pecar por omissão ao não assumir o seu papel de regulação como lhe competiria.
As pessoas que não têm a sorte de terem no seu concelho uma rádio que transmite o programa ou que não tenham internet (ou que tendo não querem recorrer a esta opção por ser mais dispendiosa) ficam impossibilitadas de o ouvir. Sendo o "Agora… Acontece!" um programa de relevante serviço público e estando envolvidos dinheiros públicos, urge que situação tão anómala seja corrigida de modo a que todos os portugueses a ele tenham acesso, por via hertziana.
Fica aqui o meu apelo a quem de direito.


Nota: Comentários e opiniões sobre o programa devem ser enviados para a produção:
agora.acontece@clix.pt.
Quem desejar receber a lista das rádios emissoras do "Agora… Acontece!", basta solicitá-lo escrevendo para
ajferreira74@gmail.com.

1 comentário:

moroni disse...

Sem dúvida que o fim do programa "Acontece" na RTP 2, foi de facto um grande passo atrás na evolução cultural do nosso país, só tenho pena é de que quem foi responsável por essa lamentável decisão, não tivesse sido posteriormente punido por isso.
Mas é o país que infelizmente ainda temos, onde se dá mais valor aos programas lixo que cativam a audiência, do que, aos programas com reconhecida qualidade cultural que normalmente, devido há enorme falta de cultura ainda existente em grande parte dos nossos cidadãos, não têm grande audiência.
Desejo e espero que com o advento da nova Televisão Digital Terrestre, o Carlos Pinto Coelho com o seu
programa "Agora...Acontece", passe finalmente a ter o devido reconhecimento pelos "media" que há já muito tempo merece e, que o mesmo se torne num ícone de referência por ser um programa, de promoção da cultura como não há outro igual em Portugal!

Aproveito ainda para aqui fazer a referência ao meu blogue pessoal, que no fundo não é mais do que a minha modesta homenagem à cultura, representada nas componentes da Poesia e da Música, sempre com um cariz de amadorismo.
Aqui fica o endereço para quem o quiser visitar:
http://meuuniversodivinal.blogspot.com/

E um bem haja pela existência deste vosso blogue, que o mesmo continue assim por muito tempo!