21 junho 2021

Trio Fado: "À Espera do Verão"


"Lisboa à Espera", sardinha criada por João José Largueiras Martins | Concurso Sardinhas Festas de Lisboa 2014


Os festejos dos santos populares acontecem em Junho, e não noutro mês qualquer, porque são adaptações feitas pela Igreja de ancestrais cultos pagãos ao Sol que se realizavam, como está implícito, por alturas do solstício de Verão. Por causa da presente pandemia de COVID-19, ademais verificando-se a disseminação de uma nova estirpe mutante altamente contagiosa, denominada delta, a Câmara Municipal de Lisboa deliberou – e bem –, a exemplo do que fez no ano transacto, não promover as tradicionais festas da cidade e interditar os arraiais e as marchas populares. Procedimento idêntico ou medidas impeditivas da aglomeração de pessoas foram ou devem ser adoptados pelas edilidades do Porto, de Braga e das demais localidades do país onde era costume haver festas e arraiais sob a égide de Santo António, de S. João Baptista, de S. Pedro ou, já em Julho, Agosto ou Setembro, de outros santos. Neste domínio da diversão (e não só) podemos afirmar que o Verão de 2021 será atípico e macambúzio, quase como se fosse Inverno, não restando aos mais dados a folguedos e petiscadas conviviais de sardinhas e bifanas regadas a tinto outra opção (consciente e responsável) que a de esperar pelo Verão de 2022, fazendo figas para que não haja necessidade de prolongar a espera para além daquele. Em termos musicais, o tema "À Espera do Verão", do Trio Fado, não podia vir mais a propósito para ser destacado neste dia em que começou (no hemisfério norte, evidentemente) um Estio que não poderá ser plenamente vivido, mas que tem o condão de fomentar no espírito da maioria das pessoas a legítima esperança de que o próximo se venha a revelar jubiloso.

Dos muitos emigrantes portugueses e lusodescendentes que, além-fronteiras, se dedicam à música (instrumental e/ou cantada em português) poucos produzem obra com qualidade bastante que a torne digna de ser apreciada pelos co-patrícios deste rectângulo lusitano minimamente exigentes e dotados de bom gosto. Entre esses escassos mas honrosos casos contam-se os que formam o Trio Fado, grupo radicado em Berlim que até à data publicou três álbuns, o segundo dos quais em 2009, de título "PortoLisboa", que contém o espécime ora apresentado.
Não sabemos se a RDP-Internacional tem divulgado (ou alguma vez divulgou) repertório do Trio Fado, mas queremos acreditar que sim. Na 'playlist' da Antena 1 é certo que nunca entrou qualquer tema do Trio Fado e temos também sérias dúvidas de que no único e esconso reduto da grelha consagrado ao fado, chamado "Alma Lusa", algo do grupo já marcou presença. E aqui não podemos deixar de apontar o dedo acusatório ao primeiro canal da rádio estatal pelo continuado alheamento ante a boa produção musical da diáspora portuguesa. Tal atitude, além de tremendamente injusta para esses artistas, representa um inqualificável acto de sonegação cultural aos ouvintes de cá, os quais, em razão da contribuição que são obrigados a desembolsar mensal ou bimestralmente, mereciam mais consideração da parte da (sua) Antena 1.



À Espera do Verão



Letra: Maria Carvalho
Música: Frederico Valério ("Não Sei Porque te Foste Embora")
Intérprete: Trio Fado* (in CD "PortoLisboa", Trio Fado, 2009)




[instrumental]

Caminho acompanhando o tempo,
Um tempo que me sabe a curto...

O Inverno aceita o descanso,
Incerto dá lugar ao sol
Que, ainda tão meigo, ao de leve
Toca nas vozes que despertam:
Sem dó esquecem o Inverno,
Viram costas e entoam
Cantos de louvor ao Sol.

Cidade nova me acolhe,
Fresca e embrulhada em cheiro
De tanta lembrança antiga...
Quieta e entregue ao vento,
Agora transformado em brisa,
Ouço o murmúrio de água numa fonte
Que brinca como um riacho de um monte.

[instrumental]

A porta, que conteve a ânsia
De vida de tanta criança,
Range ao abrir, depois de longa chuva,
Com o grito alegre de gente miúda.

[instrumental]

Aberto, o céu dá passagem
A cheiro de sardinha e vinho,
De cigarro e de café...
É o Sr. Verão que nos visita:
Vem em sopro de calor,
Mas diz que ainda não fica.


* Trio Fado:
Maria Carvalho – voz
António de Brito – viola
Daniel Pircher – guitarra portuguesa
Benjamin Walbrodt – violoncelo

Produzido por Trio Fado
Masterizado por Niklas Schmincke, no Studio P4, Berlim
URL: http://www.triofado.de/
https://www.facebook.com/TrioFado/
https://www.youtube.com/channel/UCKvSiLZsq_Zo5Mylo00Bf7Q



Capa do CD "PortoLisboa", do Trio Fado (2009)
Design gráfico – www.meisterstein.de e www.lichtgruen.de
Fotografia – www.meisterstein.de

____________________________________

Outros artigos com canções alusivas ao Verão:
Janita Salomé: "Reino de Verão"
Grupo Banza: "Verão"
Fernando Pardal: "Estio" (Manuel da Fonseca)
Trovante: "Noite de Verão" (Manuel da Fonseca)

Sem comentários: