20 outubro 2006

As Escolhas do Provedor: "Em Sintonia com António Cartaxo"



José Nuno Martins, o Provedor do Ouvinte da Rádio Pública, passou a apontar no seu programa semanal "Em Nome do Ouvinte" os programas e trabalhos jornalísticos que considera serem exemplos de excelência no serviço público de rádio. Se cabe ao provedor fazer-se eco das reclamações dos ouvintes, também lhe cumpre desempenhar um papel pedagógico não só junto dos ouvintes mas também das direcções de programas e de informação dos diversos canais da RDP. E quando o provedor elogia um programa ou um determinado profissional da rádio pública está a dar um sinal do caminho que deve ser trilhado. Nessa medida, faço questão de louvar a iniciativa agora encetada por José Nuno Martins. E sendo o blogue "A Nossa Rádio" um espaço de intervenção crítica sobre os múltiplos aspectos do serviço público de rádio, o magistério do provedor do ouvinte não deixará de ser também objecto de apreciação crítica, quer para discordar quer para subscrever as suas opiniões e veredictos, que espero seja a maioria das vezes. E sempre que as palavras do Provedor do Ouvinte mereçam o meu aplauso é com um gosto redobrado que lhes darei aqui destaque. Começo com a opinião emitida sobre António Cartaxo e os programas de que é autor na RDP.
Com a devida vénia a José Nuno Martins, aqui transcrevo e sublinho as suas palavras:

«António Cartaxo é um dos maiores Autores da História da Rádio em Portugal
Após muitos anos da sua vida passados em Londres, no Serviço Português da BBC, António regressa a Portugal depois do 25 de Abril para felizmente se fixar com a sua Arte de musicólogo-contador-de-histórias na Antena 2.
É um imenso prazer para os sentidos fruir do clima interior e interiorizado dos seus Textos e da sua Voz, acompanhando o Ouvinte em mágicos percursos pelos tempos e pelos espaços da vida dos Músicos de todos os tempos.
António Cartaxo procede sempre com uma mestria comunicacional única e exclusiva.
É um grande trunfo do Serviço Público de Radiodifusão.
E parafraseando-o a ele mesmo, aos Domingos de manhã, às 11, na Antena 2, EM SINTONIA COM ANTÓNIO CARTAXO, sendo um romance sem fim… é um autêntico SINAL DE EXCELÊNCIA da Rádio Pública.» (José Nuno Martins, in "
Em Nome do Ouvinte", 14-10-2006)

Programas de António Cartaxo na RDP:
- "Em Sintonia com António Cartaxo": Antena 2, domingos, 11 horas ou no
arquivo online.
- "De Olhos Bem Abertos": Antena 2, de segunda a sexta-feira, 10:05 ou no
arquivo online.
- "Grandes Músicas": Antena 1, segunda a sexta-feira, 4:55, 9:25, 23:55 ou no
arquivo online.

Nota: Recomenda-se também a leitura do texto que Francisco Mateus escreveu no blogue "
Rádio Crítica".

Sem comentários: