20 março 2021

Francisco Filipe Martins: "Canção da Primavera"


Eugen von Blaas, "Mädchen in fliederfarbenem Kleid mit Blumenstrauß und Blumenkorb" ("Rapariga de vestido lilás com um ramalhete e uma cesta de flores"), 1911, óleo sobre painel de madeira, 80,5 x 44,5 cm, Colecção particular


A "CANÇÃO DA PRIMAVERA" (1)

Por: Rui Pato



Eu conheci o Francisco Filipe Martins no meu primeiro ano do Liceu D. João III, tínhamos nós 12 anos. Nessa altura, o pai do Francisco tinha mandado fazer, para ele, uma guitarra portuguesa ao luthier Grácio, tendo o António Portugal, amigo da família, servido de intermediário e prometido que depois ensinaria o Francisco a tocar. E assim foi. Veio a guitarra, e o Francisco começou a aprender com o António Portugal. Eu, amigo e frequentador da casa do Chico, entusiasmei-me e decidi pedir a um outro amigo nosso, o Jorge Tito Mackay, que me ensinasse uns tons de viola. E aprendi o suficiente para estar nas lições que o Portugal dava ao Chico, acompanhando-o à viola. E, passado um ou dois anos, nós mais os irmãos Borralho e dois cantores, todos alunos do Liceu D. João III, formámos um grupo de fados do liceu que actuava em saraus, e o Portugal, por vezes, arranjava-nos actuações. E assim aconteceu, aí até ao fim do liceu e ainda nos primeiros anos da faculdade (fomos os dois para Medicina). Mas, com o curso, com a minha participação nos discos do José Afonso, eu e o Francisco fomos deixando de tocar juntos; ainda toquei durante uns anos com o Portugal, mas o Chico praticamente deixou de tocar.
Quando, nos anos 80, era ele director do serviço de Neurorradiologia e eu director do serviço de Pneumologia, fui desafiado pelo Francisco Martins para, uma vez por semana, nos reunirmos em casa dele e recomeçar a tocar. E qual a música que foi por nós a primeira a ser ensaiada? Precisamente a "Canção da Primavera", que ele tinha feito no piano da casa dele nos anos 60 e agora tinha transcrito para a guitarra. E ensaiámos esta, ele entretanto fez mais quatro guitarradas novas, e... decidimos contactar uma editora para fazer um LP com as cinco guitarradas do Chico, e no lado B com cinco guitarradas do Artur Paredes. Passados seis meses de ensaios semanais – rigorosos, porque o Francisco Martins era um perfeccionista –, rumámos a Lisboa e gravámos, para a Philips, o LP que teve como título "Canção da Primavera". Depois disso ainda fizemos alguns espectáculos... entretanto, o Francisco começou a adoecer e passou quatro anos sem mobilidade até que faleceu. Mas quando alguém lembra o Francisco Filipe Martins é sempre a "primavera do Chico" que nos vem à memória. Uma perda irreparável, pois foi dos mais brilhantes guitarristas que conheci.

(1) texto gentilmente cedido pelo músico para este artigo.


Depois da "Balada de Coimbra", de José Elyseu, no arranjo de Artur Paredes (1927) e interpretação de António Portugal (1957), e da "Canção Verdes Anos" (1967), de Carlos Paredes, a "Canção da Primavera" (1986), de Francisco Filipe Martins, é, provavelmente, a peça instrumental mais conhecida e reconhecível do universo musical de matriz coimbrã. E isso explica-se facilmente: a beleza acutilante da melodia em ritornello e a contagiante jovialidade que a impregna não deixam indiferentes quaisquer ouvidos com sensibilidade, mínima que seja, para a arte dos sons; e depois o idioma tão idiossincraticamente coimbrão que a guitarra e a magistral execução de Francisco Filipe Martins conferem à peça só pode remeter quem a ouve para a cidade rainha do Mondego. É pois com esta preciosíssima pérola da música de Coimbra, de Portugal e do Mundo que damos as boas-vindas à estação do renascimento, o da Natureza (no hemisfério norte, claro está) e também – assim esperamos – o da Humanidade, que tão martirizada foi durante o Inverno ora findo pelo recrudescimento da pandemia de COVID-19.

Francisco Filipe Martins, inspirado compositor e exímio executante de guitarra de Coimbra, é, hoje em dia, virtualmente impossível de se ouvir na Antena 1, a tal que tem a obrigação, estipulada na lei, de divulgar cabalmente o nosso património musical mais identitário e qualificado. Música de Francisco Filipe Martins não tem lugar na 'playlist', e mesmo admitindo que, de tempos a tempos, um ou outro dos seus trechos figure, pela mão de Edgar Canelas, no programa "Alma Lusa" (emitido depois do noticiário da meia-noite de domingo até às 2h:00 da madrugada) [>> RTP-Play], a divulgação radiofónica da sua obra peca por ser muitíssimo insuficiente, dado o carácter bastante esporádico de aparição em antena agravado pelo horário esconso daquele espaço, o único – convém lembrar – que dá guarida, de vez em quando, a peças instrumentais e/ou canção de Coimbra. Importa, portanto, que, sem prejuízo da inclusão de música coimbrã (instrumental e cantada) na 'playlist' da Antena 1, seja criado na grelha um espaço, em horário digno, especialmente consagrado à música da Lusa Atenas, seguindo o bom modelo do histórico programa "Do Choupal até à Lapa", que o emérito realizador Sansão Coelho manteve, nos anos 80 e 90, a partir dos estúdios da RDP-Centro para a rede nacional de emissores do primeiro canal da RDP.



Canção da Primavera



Música: Francisco Filipe Martins
Intérprete: Francisco Filipe Martins* (in LP "Canção da Primavera: Música para Guitarra de Coimbra", Philips/Poygram, 1986; CD "Primavera 2: Música para Guitarra de Coimbra", Philips/Poygram, 1998; 2CD "O Melhor de 2: Francisco Filipe Martins / Jorge Fontes": CD "Francisco Filipe Martins", Universal, 2001; CD "O Melhor do Fado de Coimbra", Universal, 2002)




(instrumental)


* Francisco Filipe Martins – guitarra de Coimbra
Rui Pato – viola
Celso de Carvalho – violoncelo

Arranjos – Francisco Filipe Martins
Produção – António Avelar de Pinho
Gravado no Estúdio Namouche, Lisboa
Técnico de som – Moreno Pinto
URL: http://guitarradecoimbra4.blogspot.com/2016/07/evocacao-de-francisco-filipe-martins.html
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2005/04/francisco-filipe-martins-p_111246023300739811.html
https://www.facebook.com/Grupo-de-Amigos-de-FRANCISCO-FILIPE-MARTINS-176492412438116/
https://www.youtube.com/channel/UCkoXVk6bml5NyUnkxM1z5vw



Capa do LP "Canção da Primavera: Música para Guitarra de Coimbra", de Francisco Filipe Martins (Philips/Poygram, 1986)
Concepção – Jorge Colombo, segundo ideia de António Avelar de Pinho



Capa do CD "Primavera 2: Música para Guitarra de Coimbra", de Francisco Filipe Martins (Philips/Poygram, 1998)
Design gráfico e fotografia – Jorge Nogueira

_______________________________________

Outros artigos com canções alusivas à Primavera:
Cantos d'Aurora: "Primavera"
Roda Pé: "Primavera Alentejana"
Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba": "No Tempo da Primavera"
Amália Rodrigues: "Primavera" (David Mourão-Ferreira)

_______________________________________

Outros artigos com música de matriz coimbrã:
Adriano Correia de Oliveira: um grande cantor silenciado na rádio pública
Galeria da Música Portuguesa: José Afonso
Galeria da Música Portuguesa: Adriano Correia de Oliveira
Galeria da Música Portuguesa: Carlos Paredes
Galeria da Música Portuguesa: Luiz Goes
Em memória de Adriano
Luiz Goes: "É Preciso Acreditar"
Em memória de Luiz Goes (1933-2012)
Adriano Correia de Oliveira: "Cantar de Emigração"
Celebrando Sophia de Mello Breyner Andresen
Celebrando Carlos Paredes
Celebrando Edmundo de Bettencourt
Em memória de Fernando Machado Soares (1930-2014)
Celebrando Eugénio de Andrade
Camões recitado e cantado (III)
José Afonso: "Vejam Bem"
Jorge Cravo: "Outono à Beira-Rio"

[reeditado em 24 Mar. 2021]

4 comentários:

Santos Oliveira disse...

Primavera em Portugal

Vou abrir a porta à Primavera.
Arrecado as bênçãos do seu Sol...
Tenho mais desejos á espera
(Já os anotara no meu rol).

Brotam flores, perfumes e cores,
Os olhos não param de mirar.
É a Primavera dos Amores
Despertando a quem os quer sonhar.

Assim, o gozar a Natureza
É motivo de celebração.
Auguro venturas sem igual

Aqueles que amam a beleza
E a sintam vibrar no coração
Com a Primavera em Portugal.



SOL da Esteva

Sísifo disse...

A "Canção da Primavera" não fez parte da banda sonora do "western" «Emboscada na Sombra», com Gregory Peck e Eva Marie Saint?

Já agora, de que faleceu o Francisco?

Há um programa numa rádio do centro dedicado ao fado de Coimbra que toca frequentemente este tema.

Gato das Botas disse...

Uma obra prima, esta Canção da Primavera!

Anónimo disse...

Está correcto