18 maio 2007

"Ritornello": um programa barbaramente assassinado

O programa "Ritornello", que Jorge Rodrigues vinha realizando e apresentando na Antena 2, desde há onze anos, acaba de ser barbaramente assassinado pela administração da Rádio e Televisão de Portugal, em conluio com a direcção de programas. Preferia ter-me enganado, mas a verdade é que as inquietações que eu próprio manifestei em 10 de Janeiro de 2007 faziam todo o sentido: o modo como Jorge Rodrigues e o seu programa vinham sendo tratados por Rui Pêgo e pelo seu adjunto João Almeida prenunciava o pior. E o pior acabou mesmo por acontecer: a vil extinção de um programa modelar e a criminosa irradiação do emérito profissional de rádio que dá pelo nome de Jorge Rodrigues. Há vários meses que venho chamando a atenção para a vaga de mediocridade que submergiu a Antena 2, mas parece que ninguém me deu ouvidos. Os resultados estão à vista: a Antena 2 oferece neste momento um dos piores serviços de que há memória.
Como contribuinte do serviço público de rádio, não podia deixar de contestar a infeliz decisão agora tomada e de manifestar o meu veemente protesto por, enquanto ouvinte, me terem retirado a possibilidade de fruir de programas realizados por Jorge Rodrigues, um profissional de alto gabarito – insisto em afirmá-lo. Ao ouvir-se o vulgar e banal programa que ocupa agora o lugar do "Ritornello" torna-se bem evidente a falta que Jorge Rodrigues nos vai fazer. Pela parte que me toca, na faixa horária 18-19 horas, a Antena 2 deixará de ser uma das minhas opções auditivas, tal como já deixara de ser entre as 19 e as 20 horas. Neste caso, não tanto pelo formato do programa mas sobretudo pelo confrangedor serviço de locução dos aprendizes a quem foi confiada a apresentação. Resta-me fazer votos para que não dispensem também os serviços de Joel Costa e de Paulo Rato. Afinal de contas, já não falta muito para que a terra fique totalmente queimada, para gáudio dos Liliputianos que não descansam enquanto não se virem livres de todos os que têm uns bons palmos acima da sua estatura rasteira.

Nota: Está a decorrer uma
petição para que o "Ritornello" seja reposto. Quem apreciava o trabalho de Jorge Rodrigues não pode deixar de assinar!

1 comentário:

bettips disse...

Neste caso conhecemos os autores e al-gumas circunstâncias do acto, mas nada podemos fazer para parar os seus sorridentes mandantes.Talvez "recorrer" ao provedor do ouvinte,glória nacional da nossa Rádio,mas que já esclareceu,a propósito de outras reclamações,que "o provedor confessa que não tem poderes para alterar seja o que fôr...".Estamos conversados.Acautelem-se as "questões de Moral" e o "solitário" da manhã, não venham por aí pianistas em cruzeiro...