23 dezembro 2013

Celina da Piedade: "Este Natal"


Celina da Piedade
© Rita Carmo

Quem gere a 'playlist' da Antena 1 voltou a ignorar, nesta quadra natalícia, o riquíssimo cancioneiro de Natal em língua portuguesa (de Portugal e dos demais países lusófonos). Ao invés, houve o cuidado de incluir na referida 'playlist' diversas canções anglo-saxónicas. Será aceitável que a rádio do Estado Português vote ao ostracismo o património musical do próprio país?
Aqui se apresenta uma canção de Natal recente que podia (e devia) muito bem passar na rádio pública portuguesa…


Este Natal



Letra e música: Celina da Piedade
Arranjo: Celina da Piedade
Intérprete: Celina da Piedade* (2013)




[instrumental]

Este Natal
Não vai ser igual
Tu partiste e disseste que não irias voltar

Eu vou
Cancelar o Natal
Esconder o pinheiro, o sorriso e ficar a esperar

Porque a olho escolhi
E calhou tu gostares de mim
E eu de ti
Foi um sol que brilhou
E que por um fio ficou
E acabou

Este Natal
Não vai ser igual
Não vai haver nem luzinhas
Nem sininhos nem renas no quintal

Eu vou queimar o tronco de Natal
Congelar as filhoses e os sonhos
Que só me fazem mal

Mas se acaso voltares
O pinheiro eu volto a montar
E as luzes vou acender
Com mil cores, só p'ra te ver
A sorrir, pela porta a entrar
Para este Natal passar
E ficar

[instrumental]


* Celina da Piedade – voz, acordeão, metalofone e teclados (piano)
Alex Gaspar – baixo eléctrico
Mike Simões – bouzouki e cavaquinho
Tânia Lopes – bateria tradicional e percussão
Filipa Ribeiro – metalofone e coros
João Eleutério – teclados (caixa de música)
Direcção artística – Celina da Piedade
Produção – Alex Gaspar, Celina da Piedade e João Eleutério / Melopeia
Gravado por João Eleutério, no Estúdio Armazém 42, Lisboa, a 28 de Outubro de 2013
Assistente – Manuel San Payo
Mistura e masterização – João Eleutério


Nota: Muitas outras canções de Natal portuguesas estão à mão de ouvir na página "Música portuguesa de Natal".

Sem comentários: