05 dezembro 2005

Sejam todos bem-vindos!

E foi assim...

Nasceu um Blog apostado em provocar a discussão (das formas mais vastas e abrangentes) em torno do produto comunicacional que é distribuído pela Radiodifusão Portuguesa através dos seus diversos canais, para escalões etários diferenciados, tanto dentro das fronteiras de Portugal como para os cidadãos que a Diáspora espalhou pelo mundo.

Sem laivos xenófobos ou de nacionalismo ultramontano - até porque acreditamos que a amizade entre os povos só se pode basear no respeito pela diversidade cultural - assumimos a defesa da língua, e da cultura portuguesa como motivação essencial deste novo Blog que, deliberadamente, escolhe como designação:

A NOSSA RÁDIO... ouvintes da RÁDIO PÚBLICA com opinião!

E lançamos desde já alguma deixas para estes nossos diálogos.

  • Para que serve a Radiodifusão Portuguesa? Terá alguma lógica a sua existência e o seu funcionamento financiado pelos nossos impostos.?

  • Que faz ela... que as rádios "privadas" não possam fazer? Como se distingue delas no dia a dia das suas emissões?

  • Que papel devia desempenhar na defesa da cultura e identidade nacionais e na afirmação dos nossos direitos e deveres de cidadania?

  • Qual poderia ser a sua actuação em defesa da música e dos artistas de Portugal?

  • De que forma deveria corresponder aos interesses e solicitações dos seus públicos consumidores/pagadores?

  • Que intervenção teria de assumir na construção/consolidação/afirmação de um cada vez mais forte espaço lusófono?

  • Que acção poderá desenvolver na Diáspora Luso, propiciando a afirmação das Comunidades Portuguesas nos países de acolhimento e o seu conhecimento mútuo, mas também, intervindo no reforços dos laços que nos unem (ou deviam unir)?

(se é importante que aos cidadão da Diáspora seja facultada informação independente e actualizada sobre o que em Portugal acontece, é imprescindível que em Portugal se conheçam os aspectos relevante da vida e da intervenção das nossas comunidades nos países para onde rumaram à procura de um melhor futuro.)

Estas são apenas algumas ideias porque, na realidade, o que todos queremos saber é aquilo que outros pensam e acreditam. Por isso, este Blog surge associado ao Grupo com o mesmo nome sediado em http://www.grupos.com.br/group/nossaradio/.

Todos os contributos são bem vindos. O Grupo de redacção do Blog está em constante alargamento e aberto a todas as formas de adesão e de intervenção.

1 comentário:

josé disse...

O primeiro contributo:

A rádio em Portugal é assunto já estudado de algum modo.

Até há uns sites que coleccionam jingles e whistles, por aí. Basta procurar.

Querem um contributo sério?

Não serei eu, mero diletante destas coisas quem o poderá dar.

COntudo, mostro um caminho possível que é...
ESTE

A minha grande ambição, seria ter uma conversa em directa com um Jaime Fernandes ou com um João David Nunes.
Porquê?
Para lhes poder agradecer o que fizeram pela minha formação musical/popular nos anos setenta e para perguntar ao Jaime Fernandes se ainda conserva os LP´s da Música na América...