23 julho 2024

"Em Memória de uma Camponesa Assassinada"


O icónico retrato fotográfico de Catarina Eufémia (1928-1954) reproduzido na capa do livro de José Miguel Tarquini "A Morte no Monte: Catarina Eufémia" (Lisboa: Emp. Tip. Casa Portuguesa, 1974).


«Anteontem, numa questão entre trabalhadores rurais, ocorrida numa propriedade agrícola próxima de Baleizão, e para a qual foi pedida a intervenção da G.N.R. de Beja, foi atingida a tiro Catarina Efigénia Sabino, de 28 anos, casada com António do Carmo, cantoneiro em Quintos. Conduzida ao hospital de Beja, chegou ali já cadáver. A morte foi provocada pela pistola-metralhadora do sr. Tenente Carrajola, que comandava a força da G.N.R.. No momento em que foi atingida, a infeliz mulher tinha ao colo um filhinho, que ficou ferido, em resultado da queda. Catarina Efigénia tinha mais dois filhos de tenra idade e estava em vésperas de ser novamente mãe. O funeral realizou-se ontem, saindo do hospital de Beja para o cemitério de Quintos. Centenas de pessoas vieram de Baleizão para acompanharem o préstito, verificando-se impressionantes cenas de dor e de desespero. Segundo nos constou, o oficial causador da tragédia foi mandado apresentar-se em Évora.»

                      (in "Diário do Alentejo", 21 Mai. 1954)


"Em Memória de uma Camponesa Assassinada": assim Carlos Paredes intitulou uma das suas mais magistrais composições, em homenagem à trabalhadora rural Catarina Eufémia, covardemente alvejada, pelas costas, com três tiros, quase à queima-roupa, por um infame tenente da Guarda Nacional Republicana, no dia 19 de Maio de 1954, numa herdade das imediações da aldeia de Baleizão (concelho de Beja), só por ousar reivindicar por «trabalho e pão». O genial guitarrista gravou-a em Abril de 1973, mas a primeira aparição em disco só aconteceria – pasme-se! – 23 anos mais tarde, em 1996, no CD "Na Corrente", juntamente com outros registos inéditos [entretanto haviam saído duas versões ao vivo: uma intitulada "Zur Erinnerung an eine Bäuerin" ("Em Memória de uma Camponesa"), integrante do LP "Das Gold und das Getreide" ("O Ouro e o Trigo"), publicado em 1977, pela editora Amiga, da RDA, e outra no álbum "Concerto em Frankfurt", de 1983, sob o título "In Memoriam"]. Essa circunstância, aliada ao vil boicote que a obra de Carlos Paredes tem sofrido da parte dos gestores das 'playlists' das rádios nacionais (a pública incluída), ajuda a explicar que a admirável peça seja uma das menos conhecidas de todo o corpus parediano. Razão bastante para lhe darmos destaque, nesta data em que se assinala o vintenário da morte do exímio instrumentista e inspirado compositor, que acontece, por curiosa coincidência, no ano em que se completam sete décadas sobre o hediondo crime perpetrado na campina alentejana por um fiel servidor do repressivo e torcionário Estado Novo de Oliveira Salazar. E uma vez que essa efeméride foi, muito apropriada e justamente, assinalada por Pedro Tadeu, em Maio passado, no seu apontamento "Panfletos" (Antena 1, 2.ª a 6.ª-feira, 22h:52), com um ciclo de canções, peças instrumentais e poemas evocativos de Catarina Eufémia, fazemos-lhe a justiça de aqui incluir os links de acesso directo aos cinco episódios disponíveis na plataforma RTP-Play. À guisa de proémio meditativo/reflexivo, em palavras ditas, deixamos, já a seguir, o lapidar poema "Catarina Eufémia", da autoria de Sophia, recitado pelo actor José Manuel Mendes (outra gravação, na voz da autora, de 1978, pode ser ouvida no segundo dos episódios de "Panfletos" abaixo listados ou na plataforma RTP-Arquivos). Boa escuta!



CATARINA EUFÉMIA



Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen (in "Dual": VI – "Em Memória", Col. Círculo de Poesia, Vol. 51, Lisboa: Moraes Editores, 1972 – p. 75, 5.ª edição, Lisboa: Assírio & Alvim, 2014 – p. 86; "Obra Poética III", Lisboa: Editorial Caminho, 1991 – p. 164; "Obra Poética", org. Carlos Mendes de Sousa, Alfragide: Editorial Caminho, 2010 – p. 594, 3.ª edição, Lisboa: Assírio & Alvim, 2015 – p. 644)
Recitado por José Manuel Mendes* (in livro/2CD "Ao Longe os Barcos de Flores: Poesia Portuguesa do Século XX": CD 1, col. Sons, Assírio & Alvim, 2004)


O primeiro tema da reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente

Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método oblíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos

Tinha chegado o tempo
Em que era preciso que alguém não recuasse
E a terra bebeu um sangue duas vezes puro

Porque eras a mulher e não somente a fêmea
Eras a inocência frontal que não recua
Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro no instante em que morreste
E a busca da justiça continua


* José Manuel Mendes – voz
Selecção de poemas e direcção de actores – Gastão Cruz
Coordenação editorial – Teresa Belo
Gravado e masterizado por Artur David e João Gomes, no Estúdio Praça das Flores, Lisboa, em Outubro de 2004
Supervisão de gravação – Vasco Pimentel
URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_Mendes



Em Memória de uma Camponesa Assassinada



Música: Carlos Paredes
Intérprete: Carlos Paredes* (grav. 1973, in CD "Na Corrente", EMI-VC, 1996, Edições Valentim de Carvalho/Som Livre, 2007; livro/8CD "O Mundo Segundo Carlos Paredes: Integral 1958-1993": CD 3 – "Danças", EMI-VC, 2003)




(instrumental)


* Carlos Paredes – guitarra portuguesa
Fernando Alvim – viola
Gravado nos Estúdios Valentim de Carvalho, Paço d'Arcos, em Abril de 1973
Engenheiro de som – Hugo Ribeiro
Montagem digital e masterização – Hugo Ribeiro e Fernando Paulo
URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Paredes
https://www.museudofado.pt/fado/personalidade/carlos-paredes
https://viriatoteles.com/dispersos/colaboracoes/153-o-mundo-segundo-carlos-paredes.html
https://www.youtube.com/channel/UCh5tYA07B0Uur5Mo1gbPmYQ/videos?query=carlos+paredes
https://music.youtube.com/channel/UCj1y__qVlbJZwynbWv22eoQ



PANFLETOS | 20 Mai. 2024 [>> RTP-Play]
Antónia da Graça Leandro, colega de Catarina Eufémia (excerto da entrevista concedida ao jornalista Miguel Patrício, in "Diário do Alentejo", 26 Mai. 2000); Carlos Paredes ("Em Memória de uma Camponesa Assassinada", grav. 1973, in CD "Na Corrente", EMI-VC, 1996)

PANFLETOS | 21 Mai. 2024 [>> RTP-Play]
Sophia de Mello Breyner Andresen ("Catarina Eufémia", in programa "Perfil", de Alexandre O'Neill e Rui de Brito, RTP-1, 24 Out. 1978); Coro da Academia dos Amadores de Música, dir. Fernando Lopes-Graça ("Canção de Catarina", poema de Papiniano Carlos e música de Fernando Lopes-Graça, in LP "Canções Heróicas / Canções Regionais Portuguesas", Vol. 2, A Voz do Dono/Valentim de Carvalho, 1976)

PANFLETOS | 22 Mai. 2024 [>> RTP-Play]
Ary dos Santos ("Retrato de Catarina Eufémia", in EP "Homenagem ao Povo do Chile", Guilda da Música/Sassetti, 1974); Luísa Basto ("Catarina", poema de Papiniano Carlos e música de Manuel Teixeira Ruela, in LP "Canções Portuguesas", Melodiya, 1967)

PANFLETOS | 23 Mai. 2024 [>> RTP-Play]
José Afonso e a canção sobre Catarina Eufémia ("Cantar Alentejano", in LP "Cantigas do Maio", Orfeu, 1971)

PANFLETOS | 24 Mai. 2024 [>> RTP-Play]
José Afonso (excerto da carta dirigida aos pais, datada de 23 Mai. 1964, a respeito de Carlos Paredes que o deixou fortemente impressionado aquando de um concerto realizado na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense "Música Velha"); Mariana Abrunheiro com o Grupo Coral "Estrelas do Sul" de Portel ("Em Memória de uma Camponesa Assassinada / Cantar Alentejano", in CD "Cantar Paredes", Mariana Abrunheiro/Boca, 2015)



Capa do CD "Na Corrente" (EMI-VC, 1996)
Fotografia – Augusto Cabrita



Capa da edição "O Mundo Segundo Carlos Paredes: Integral 1958-1993" (livro/8CD, EMI-VC, 2003)



Capa da 1.ª edição do livro "Dual", de Sophia de Mello Breyner Andresen (Col. Círculo de Poesia, Vol. 51, Lisboa: Moraes Editores, 1972)



Capa da 5.ª edição do livro "Dual", de Sophia de Mello Breyner Andresen (Lisboa: Assírio & Alvim, Out. 2014)
Xilogravura por Ilda David (2013)



Sobrecapa da 1.ª edição do livro "Obra Poética" (poesia reunida), de Sophia de Mello Breyner Andresen, org. Carlos Mendes de Sousa (Alfragide: Editorial Caminho, Out. 2010)
Concepção – Rui Garrido
Retrato de Sophia de Mello Breyner Andresen por Arpad Szenes



Capa da 3.ª edição do livro "Obra Poética" (poesia reunida), de Sophia de Mello Breyner Andresen, org. Carlos Mendes de Sousa (Lisboa: Assírio & Alvim, Abr. 2015)
Xilogravura por Ilda David (2015)



Capa do livro/2CD "Ao Longe os Barcos de Flores: Poesia Portuguesa do Século XX", col. Sons (Assírio & Alvim, 2004)

___________________________________________

Outros artigos com música composta e/ou interpretada por Carlos Paredes:
Galeria da Música Portuguesa: Carlos Paredes
Em memória de Vasco Graça Moura (1942-2014)
Celebrando Carlos Paredes
Poesia trovadoresca adaptada por Natália Correia

___________________________________________

Outros artigos com poesia, ou narrativa para crianças, da autoria de Sophia:
Celebrando Sophia de Mello Breyner Andresen
Em memória de Tereza Tarouca (1942-1919)
Sophia de Mello Breyner Andresen: "A Fada Oriana" (em versão radiofónica)
Camões evocado por Sophia

Sem comentários:

Enviar um comentário